Com drones, empresa tenta salvar cachorros ilhados por erupção nas Canárias
Os especialistas que detêm câmaras chegaram hoje a Tenerife e amanhã irão a La Palma para tentar realizar a operação de resgate de cães presos em dois tanques da aldeia de Todoque . Graças à colaboração de Iberia e Península, que foi possível material de logística de transferência e técnicos para Isla Bonita. Os responsáveis pela operação esperam se reunir amanhã com os serviços de emergência para explorar a área e coordenar o possível resgate.
Aerocamaras se preparou contra o relógio para resgatar os quatro cães que estão presos no recinto de uma casa em La Palma como resultado dos fluxos de lava do vulcão Cumbre Vieja . A operadora galega utilizará um drone de carga que transportará um sistema logístico próprio adaptado às características dos animais. Junto com outro drone de apoio, os pilotos responsáveis pela operação poderão planejar o vôo de resgate com segurança.

Em primeiro lugar, Aerocamaras pretende levar comida para os cães por meio do drone, além de inspecionar a área com uma câmera 30x e uma câmera termográfica. E, em segundo lugar, espera poder realizar o resgate dos animais assim que eles se acostumarem com a presença do UAS e com a logística e os pilotos acharem adequado para realizar a operação.
Os cachorros estão em uma lagoa localizada no município de Todoque , uma das mais devastadas pela erupção. A associação animalista Leales.org deu o alarme e pediu ajuda à operadora galega, que está a fazer todo o possível para que o salvamento seja efectuado da forma mais eficaz.
Por se tratar de uma operação única em Espanha e por envolver o risco de transporte aéreo de animais vivos , é necessária uma autorização especial das autoridades competentes . A Aerocamaras é uma empresa que trabalha sempre dentro da lei e, por isso, respeitaremos a decisão das autoridades com base nas condições meteorológicas e na evolução da erupção vulcânica.
Aerocamaras decidiu preparar este resgate com o único objetivo de ajudar os animais de forma altruísta e demonstrar que os drones podem ajudar em situações de emergência e resgates.
Treinamento e experiência em emergências
A Unidade de Emergência Militar (UME) e o Grupo de Emergência e Resgate (GES) das Ilhas Canárias têm tentado resgatar os animais, mas o uso de helicópteros é inviável devido aos materiais (cinzas, piroclastos …) liberados pelo vulcão . O acesso por via terrestre também é difícil devido ao cerco de cinzas e lava que os rodeia. Por isso, os drones são a única forma viável de um possível resgate dos podencos, cujo monitoramento está sendo realizado por integrantes da protetora da UPA La Palma.
Aerocamaras é uma empresa com uma longa história no treinamento de cursos profissionais de emergência para drones e serviços de resgate. Entre seus alunos estão os drones das unidades de bombeiros dos municípios, das Forças e Corpos de Segurança do Estado e integrantes da proteção civil. Além disso, dispõe de meios e profissionais adequados para a sua realização.
Fonte: https://aerocamaras.es/aerocamaras-prepara-un-rescate-pionero-en-espana/
>>> PARA SABER O FINAL DA HISTÓRIA, CLIQUE AQUI
[…] uma Empresa de Drones planejava um resgatar cães isolados pelas lavas do vulcão em La palma ( ver matéria ), mas o inusitado aconteceu antes… Um Grupo Misterioso denominado “A Team” que […]