Publicado em 1 comentário

Como escolher e contratar Empresas de Drone e serviços de filmagens e Fotos Aéreas com Drones? Cuidados e Verificações.

LEIA ANTES DE CONTRATAR UMA EMPRESA DE DRONE

Pilotos de Drones tem as mesmas responsabilidades de Pilotos de Aviões e Helicópteros sendo o Contratante co-responsável em todas as esferas Jurídicas. 

ATENÇÃO: Voar fora da regulamentação pode gerar multas de até R$ 40.000,00 para o piloto, além de outras que podem ultrapassar R$ 100.000,00 sendo que, o cliente também responde como co-responsável pela operação, além de poder resultar em apreensão do equipamento e prisão do Piloto.

 

O primeira item que o Contratante (Pessoa ou Empresa que vai precisar dos serviços) e o Contratado (Empresa que prestará o serviço) “é saber que ambos são “solidários” caso ocorra algo durante ou após o serviço prestado.

O durante seriam:

Para ver documentos de porte obrigatório, clique aqui.

O após seriam ações Judiciais contra a Contratante, Contratado e Piloto.

Perguntas:

  • Devo solicitar os documentos acima mencionados?
    • Sim, SEMPRE!!! Cada Empresa tem as suas próprias regras para a entrega destes documentos, não existe padrão ou regra, mas devem estar em suas mãos algum tempo antes da data e hora do serviço, pois se algo der errado, poderá procurar outra Empresa.
  • Devo Solicitar carteira de Piloto ou habilitação para pilotar Drone de quem fará o serviço?
    • Não, pois ainda (2021) não existe este documento. Para saber se o piloto é habilitado, basta pedir toda documentação acima principalmente a autorização de voo, pois para conseguir esta autorização, se faz necessário o Piloto estar cadastrado no DECEA, caso contrário, não conseguirá a autorização de voo. Neste ponto é muito importante que na data do evento seja verificado se o piloto que irá fazer o serviço é o mesmo que aparece na Autorização de voo e na Avaliação de Risco Operacional. Se for diferente, exija uma nova Autorização de voo que além de ser obrigação do Piloto, somente ele pode fazer isso e uma nova Avaliação de Risco Operacional que é obrigação da Empresa, mas poderá ser o Piloto a fazer constando o nome  correto de quem fará o serviço. Em caso de negativa por uma das partes, não autorize o inicio do serviço, pois voce é co-responsavel.
  • Devo contratar uma Empresa ou qualquer Pessoa que possua um Drone?
    • Sempre opte por Empresas (com CNPJ) que atendam a todas as normas e legislações vigentes, pois podem emitir Nota Fiscal o que uma Pessoa Física (CPF) não poderá.
  • Posso contratar Empresas novas no mercado ou apenas Empresas com um certo tempo no mercado?
    •  Isso não faz diferença em vários tipos de serviços, pois o resultado do serviço apresentado é que dirá sobre a mesma e afirmo que, Empresas novas poderão te surpreender. Para alguns tipos de serviços como casamentos entre outros que são momentos únicos, é recomendado sim Empresas que tenham uma boa experiência, mas se for usar as imagens apenas para agregar e que não farão falta se não ficarem tão boas, pode optar por uma de menos experiência sem nenhum problema. (Empresas novas, poderão te surpreender)
  • Devo Solicitar comprovação de serviços efetuados?
    • Atualmente pode-se ver os serviços executados no site das Empresas e até mesmo em redes Sociais de alguns serviços executados, porém Empresas novas (aquelas que podem te surpreender) terão pouca coisa para mostrar, podendo desta forma fazer um acordo com o responsável sobre a entrega e pagamento do serviço. Exemplo:  Uma Empresa já estabelecida e com experiência, irá cobrar de forma antecipada os serviços salvo raríssimas exceções que poderão ser faturadas ou parceladas, mas com Empresas novas poderá ser acertado um pequeno valor de entrada e o resto na apresentação ou todo o valor  logo após a apresentação do serviço contratado (tudo é uma questão de negociar).
  • Como é forma de pagamento deste tipo de serviço?
    • Não tem norma e/ou regra, cada Empresa tem a sua forma de cobrança, formas de pagamento e valores. Lembre-se que para uma Empresa atender legislações, normas e estar em dia com suas obrigações, tem um custo alto para isso nos dias de hoje.

 

  • Devo solicitar contrato?
    • Não que seja obrigatório, mas é interessante mesmo que seja uma formalização simples contando alguns dados como data, horário de trabalho, pessoas envolvidas, tipo de serviço, formas de pagamento entre outros que julgar necessário, pois podem evitar muitos problemas para ambas as partes. Não existe padrão ou regras para este tipo de documento, cada Empresa tem os seus próprios. Se ambas as partes desejarem trabalhar sem contrato, não tem nenhum problema.

 

  • Devo Exigir Nota Fiscal de Serviços? 
    • SEMPRE e preferencialmente da Empresa que prestará o serviço, pois existem “empresas” que não possuem CNPJ, tem apenas o nome de “empresa” e usam notas fiscais de outras Empresas “amigas” vulgas “parceiras” que muitas vezes nem são Empresas de serviços com Drones. Já tiveram casos de Empresas Contratantes que receberão Notas Fiscais de serviços de manutenção em computadores. Caso aceite este procedimento por melhor que seja as intenções, poderá ter dor de cabeça em possíveis e variadas ações judiciais futuras, em uma auditoria e até mesmo em um fiscalização. Recomendamos fazer o mais certo possível em tudo, pois se fazendo o certo já dá problemas e dores de cabeça, imagine só o que pode acontecer fazendo errado.

 

 

Um comentário sobre “Como escolher e contratar Empresas de Drone e serviços de filmagens e Fotos Aéreas com Drones? Cuidados e Verificações.

  1. […] Para saber mais como contratar empresas, veja este link Como Contratar Empresas de Drones […]

Gostou do artigo? Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.