Publicado em Deixe um comentário

Drone ajuda bombeiros a resgatar jovens ilhados em correnteza nos EUA

Os bombeiros tiveram de usar um drone para salvar um adolescente e um menino mais novo quando eles ficaram presos em uma rocha cercada por forte corrente de água. Equipes de resgate tentaram alcançar o par em uma jangada, mas quando as ondas se tornaram esmagadoras eles remaram de volta à costa e utilizaram uma pequena aeronave não tripulada para jogar uma linha sobre os meninos.As crianças, idade 18 e 12, foram passear de barco pelo rio Androscoggin em Mechanic Falls, Maine na terça-feira quando eles ficaram presos em uma superfície da rocha escorregadia. Apenas um estava usando um colete salva-vidas, e eles não conseguiram navegar com segurança pelas correntes imprevisíveis. Então o chefe dos bombeiros Frank Roma, de Auburn Maine, um condado na região sul do estado, anexou uma linha de corda em seu próprio DJI Phantom 3 e pilotou o drone pelo meio do rio. Ele, então, enviou um colete salva-vidas pela corda, enquanto o drone fornecia uma visão aérea da situação.

“Eu consegui levar o drone até as crianças; abaixá-lo para o nível deles”, disse Roma à WMTW, uma estação de TV local. “Eles foram capazes de pegar a corda e obter o colete salva-vidas e então coloquei o drone de volta ao ar para ter uma visão aérea.”

Vários vídeos e imagens na página de Facebook dos Bombeiros de Auburn detalham o resgate, em que nenhum menino foi ferido.

O chefe Roma disse que comprou o UAV com seu próprio dinheiro, mas vê novas vantagens óbvias para as equipes de resgate se investirem em drones. Este resgate vem apenas semanas após equipes de salva-vidas em outro lugar nos EUA utilizarem pequenas aeronaves não tripuladas para patrulhar mares em busca de tubarões e outras ameaças na praia.

“Eu acho que nós apenas começamos a arranhar a superfície do uso de drones no campo de emergências”, disse Roma a WMTW-TV. “Eu era capaz de ver exatamente o que o drone estava vendo. Eu era capaz de direcioná-lo para onde ele precisava ir.”

Será que aqui no Brasil vamos começar a ver drones sendo utilizados em casos de emergência também?

Fonte: abcnews

Gostou do artigo? Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.